Se você chegou até aqui é porque tem interesse em saber mais detalhes de como funciona meu método de terapia. Assim sendo, farei um resumo dos pilares essenciais para meu trabalho e, em seguida, colocarei alguns tópicos que são dúvidas recorrentes.
TCC - HIPNOSE CLÍNICA - NEUROCIÊNCIA.
A base da minha abordagem é a TCC. Isso significa que o olhar de funcionamento da mente, aprendizados emocionais e memórias, respostas comportamentais, formas de interpretar as situações que vivemos...a minha base teórica para esses pontos é a TCC.
A partir da TCC, buscamos:
1 - Situação - Identificar o evento ou elemento no ambiente que te afetou.
2 - Distorções & Crenças - Nesse ponto buscamos entender as crenças emocionais que você possui e como isso distorce suas interpretações das situações da sua vida.
3 - Comportamento & Emoções - A partir de suas crenças e interpretações, respostas emocionais padronizadas são disparadas e, comportamentos repetidos são realizados por você. Buscamos identificar esses pontos.
4- Técnicas & Mudanças- O início da ação na terapia! Nesse ponto, passamos a utilizar técnicas para abordar pensamentos disfuncionais, crenças, bem como adaptar respostas emocionais e comportamentos indesejados. É nesse ponto que utilizamos a famosa Hipnose como ferramenta de tratamento.
Essa é a etapa na qual a terapia te ajuda a mudar a interpretação das situações na sua vida bem como sua forma de reagir (através de emoções e comportamentos) a elas. Nesse momento, também utilizo aspectos bem fundamentados pela Neurociência para guiar minhas propostas de tratamento.
O ser humano é complexo e multifatorial. Isso significa que muitos problemas possuem diversas causas e não uma única exclusiva. A medicina me permite entender a correlação da sua “saúde física” com seu estado mental.
Dentro do tratamento, eu consigo observar a necessidade de realização de exames médicos (fazendo o pedido quando necessário) ou até a correlação do seu problema/estado com outras especialidades médicas que seriam fundamentais, por algum motivo específico, no seu tratamento.
Exemplos: Uma mulher com problemas de relacionamento amoroso que não percebeu estar com diversas alterações hormonais. Homem com anemia confundindo sintomas como cansaço e fadiga com depressão.
Hipnose é uma ferramenta fantástica pela qual sou apaixonado. Sou Pós-Graduado em Hipnose clínica e hospitalar pelo IBH.
Utilizo ela durante os tratamentos sempre que possível. Através da hipnose consigo abordar questões como traumas, memórias causadoras de fobias, técnicas para melhorar o sono, ajudar no tratamento de vícios e mudanças de comportamento, melhorar performance ou ensinar o paciente a entrar em um estado de calma e relaxamento de forma mais rápida e eficaz, através de um treinamento mental. A hipnose também é fantástica para problemas relacionados com ansiedade.
Dentro da TCC, consigo utilizar a Hipnose para trabalhar uma crença central do paciente, para te ajudar a enfraquecer pensamentos automáticos negativos bem como melhorar respostas emocionais padronizadas que estão te prejudicando.
Se quiser saber mais sobre a Hipnose, clique aqui.
Na minha visão de saúde mental e equilíbrio não é possível fazer uma terapia verdadeiramente eficaz ignorando a Neurociência. Temos, atualmente, conhecimentos bem consolidados sobre algumas áreas fundamentais da vida.
Uso a neurociência para te alertar sobre seus hábitos e práticas, para melhorar sua rotina e, assim, sua saúde. A neurociência também é chave para entender a dinâmica de funcionamento das nossas emoções e como podemos melhorar nossa relação com nossos sentimentos.
Hoje, temos evidências contundentes sobre diversos aspectos da vida sobre nosso sono, sobre como somos afetados por certas relações ou sobre como o cérebro responde quando submetido ao uso de telas, internet e redes sociais, por exemplo. Sabendo disso, ao analisar sua vida e história eu conecto seus pontos pessoais com o que temos de evidências científicas sobre o que você está passando.
Confesso que esse é um detalhe diferente no meu método e creio ser um grande diferencial. Na minha visão, tudo importa e afeta. Hoje você é um produto da sua história, de todas as suas relações, suas memórias e aprendizados de vida.
Assim sendo, na minha terapia eu valorizo toda sua história de vida e isso é um dos focos do meu atendimento. Entender, com a sua ajuda, quem é você, o que te formou, em quais ambientes você passou e como você lidou com cada um deles.
Dar importância para a sua história é revelador. Facilita a conexão dos pontos da sua vida, entender seus comportamentos automáticos, ativações emocionais que te incomodam e também doenças que você possa ter. Todos nós possuímos uma história. Por mais que o foco seja resolver de forma objetiva o seu problema NO AGORA, esse problema, quase sempre, tem correlação com todo o “filme” chamado “a sua vida até aqui”.
Então, no meu método de terapia, eu investigo a sua história de forma consciente e estratégica e eu te garanto que isso ajuda e, muitas vezes, até acelera a chegada no seu objetivo.
.
O objetivo final é mais equilíbrio, bem-estar e saúde. Nesse processo, a terapia visa ajudar a transformar a interpretação da situação que está te gerando angústia ou transtorno. A forma como vemos cada situação da vida nos afeta e gera as nossas emoções e sentimentos que nos causam sofrimento.
O terapeuta tem o papel de ampliar seu olhar, te dar ferramentas para lidar com o problema e caminhos práticos e tangíveis para as mudanças que você precisa. A terapia também pode te ajudar a identificar causas relacionadas ao seu problema, conhecer os próprios esquemas emocionais bem como pontos de fragilidades.
A partir disso, criar e propor exercícios resolutivos e cientificamente coerentes e comprovados para o fortalecimento dessas vulnerabilidades que todos temos. De forma resumida, essa é a estrutura e o caminho que a terapia visa para te impulsionar rumo à sua busca. A terapia pode te ajudar com dificuldades como:
Lembre-se que tratamento é único e funciona de uma forma particular. Contudo, algumas informações podem te ajudar a respeito de possíveis curiosidades sobre o tratamento.
As consultas podem ser de 1 hora (consultas semanais) ou de 2 horas (consultas quinzenais). O intervalo de consultas e tempo para cada tratamento é definido junto com cada paciente a partir da questão a ser tratada, disponibilidade e outros fatores particulares que avaliamos juntos. Ainda há casos de apenas 1 consulta por mês no tempo em término de tratamento e processo final de refinamento e ajustes do tratamento. Adequações e mudanças podem ser feitas de acordo com cada caso e evolução do seu tratamento.
A primeira consulta é definidora e uma das mais importantes. Utilizo a primeira vez para ter uma conversa profunda e detalhada sobre os aspectos da sua vida e seu problema. Costuma ser de 2 horas de duração.
Os objetivos desse primeiro encontro são:
As consultas subsequentes serão utilizadas para aprofundar o entendimento do problema, realizar técnicas e trabalhar os parâmetros e principais pontos da sua evolução.
É importante dosar sua expectativa quanto a hipnose em si e a forma como ela será realizada. Eu tenho um acervo de técnicas para adequar ao seu caso. Muitas vezes o tratamento é realizado através de um tipo de Hipnose chamada “hipnose conversacional”, onde o a hipnose ocorre com você de olhos abertos enquanto conversamos. A hipnose mais "clássica" será usada se houver espaço e boa indicação relacionada ao seu problema.
Ressalto que valorizo muito a técnica e uso sempre que possível.
Ainda assim é surpreendente como diversos casos melhoram sem chegarmos nisso. Muitas vezes as informações corretas, ajustes na vida, realização de exercícios que proponho já geram o impacto e mudança desejada.
Você precisa ter astúcia e se lembrar do seu objetivo de tratamento. Esse será meu foco. Pode ser que sigamos por um caminho que você não imaginou, mas sempre focando em tratar o que você solicitou. Deixarei claro como a proposta de tratamento poderá nos levar para a sua melhoria.
Terapia breve? Terapia continuada?
Você pretende tratar uma fobia de aranha ou um acompanhamento para tratamento de compulsão alimentar? Crises de ansiedade ou depressão?
Percebeu? O tempo vai variar conforme a sua necessidade e suas questões psicológicas específicas. Por isso é muito difícil dar prazo temporal fechado para terapia.
De forma geral, uma grande maioria das pessoas já consegue sentir e vivenciar mudanças e melhorias significativas em um período de 6 a 16 consultas. Isso, pensando em tratamentos fechados com foco específico.
Além disso, a terapia é uma ferramenta contínua de monitoramento, aperfeiçoamento e diminuição das distorções de pensamentos que todos tempos em nossos olhares.
Então, no meu método de terapia, depois de entender crenças pessoais e distorções de pensamentos, conexões do passado com respostas emocionais e comportamentais, muitas pessoas se mantém em tratamento com objetivo de melhorar performance, diminuir distorções cognitivas, equilibrar o stress e refinar decisões difíceis em suas respectivas vidas.
Isso mesmo. É possível fazer a terapia com um objetivo focal, contudo, também é muito comum usar a terapia como um meio de refinamento e manutenção do equilíbrio mental.
E aí? Qual será a sua escolha?
Posso te prometer tratamento sério, informações embasadas cientificamente, fatores médicos claros e passíveis da sua compreensão, técnicas diferenciadas e eficazes para sua melhoria. O sucesso do tratamento dependerá do seu compromisso, repetição na realização dos exercícios propostos ou medicamentos prescritos (se necessário) e, obviamente, do tipo de questão e transtorno que você leva para tratar.
Por vezes, a busca para tratamento de cansaço generalizado ou sintomas de depressão está relacionada a um quadro de anemia no seu sangue ou também de insônia e você nem suspeita disso.
Você pode também estar buscando tratamento para sonolência excessiva e, na verdade, estar com depressão sem diagnóstico e tratamento medicamentoso para questão seria algo fundamental para um equilíbrio neuroquímico no seu cérebro. Isso afeta totalmente a eficácia do desenvolvimento da sua terapia ou nos resultados de uma técnica de hipnose.
O corpo é uma conexão. O biológico afeta o psicológico em uma relação de mão dupla. É ingenuidade ignorar aspectos essenciais do nosso funcionamento. Entende?
Por vezes, a insônia é apenas um sintoma, reflexo da ansiedade. Do mesmo modo, um problema de compulsão alimentar ou dificuldade de emagrecimento pode ter origem na insônia.
Isso quer dizer que alguns problemas vão necessitar de um olhar amplo, que conecta os diferentes aspectos do funcionamento humano. Por isso eu considero, dentro da terapia, os seus aspectos de “caráter médico”.
Clique no botão abaixo e escolha o melhor dia e horário conosco no WhatsApp.
Copyright © 2022 Danilo Santana