artigo

Ciência e Hipnose

“Dr. Danilo, a Hipnose é científica?”

No texto a seguir eu te provarei por A+B que a Hipnose é uma ferramenta segura e cientificamente validada, tudo bem? Não aprofundarei o assunto, pois tomaria muito do seu tempo, porém deixarei indicado todos os “caminhos” e fontes seguras para que você possa, por si, perceber a a solidez e eficácia da Hipnose.

Bom, sendo objetivo, digo com tranquilidade que SIM. A hipnose é científica sim. Contudo, preciso fazer alguma correções, pois essa pergunta não está bem feita, assim como a resposta que dei.

Quando as pessoas perguntam se “a hipnose é científica” o que elas querem saber, na verdade, é se a Hipnose Clínica é uma prática reconhecida pela ciência e validada como algo eficaz, seguro, que funciona de verdade. Faz sentido?

Sendo assim, a pergunta correta seria: ” A hipnose é cientificamente validada? ” ou ” É comprovado cientificamente que a Hipnose funciona? “. É isso que você gostaria de saber. Confere? Então, a partir de agora te provarei porque a resposta é SIM! Vem comigo!

A Hipnose é reconhecida e validada como ferramenta terapêutica por 4 conselhos importantes dentro do Brasil, em nível federal. O de Medicina, Fisioterapia, Odontologia e o próprio conselho federal de Psicologia. Falo um pouco mais sobre isso e a aprovação dos conselhos nesse link aqui.

Seguindo o fluxo, citarei instituições respeitadas, internacionalmente, para que você saiba o que elas tem a dizer sobre a Hipnose. Isso, certamente, vai lhe ajudar a sentir-se ainda mais segurança. Dentre elas:

 – Associação Médica Britânica (BMA – British Medical Association)

Em meados de 1957, manifestou-se através do paper “The Medical Use of Hypnotism” alegando que: ” Se há um futuro para um treinamento objetivamente orientado em psicoterapia, a hipnose pode desempenhar um papel útil, porém não exclusivo”.

E continua: ” Em mãos  responsáveis, é um método seguro de tratamento que pode ser combinado com outros e, raramente, parece prejudicar seu posterior em outras mãos.”

Tal posição foi apenas reforçada, pois já em 1892 a British Medical Association já havia investigado e reconhecido o Hipnotismo como um “legítimo método de tratamento médico” através de um comitê composto por 9 médicos. (Clique aqui para ter acesso a publicação citada)

 – Sociedade Britânica de Psicologia (BPS – British Psychological Society)

Em março de 2001 a sociedade lançou uma publicação denominada “The Nature of Hypnosis” (clique no nome para acessar a publicação), abordando diversos pontos sobre a prática da Hipnose. Já na introdução, a publicação deixa claro que: ” A hipnose é um assunto válido para estudo e pesquisa científica e um meio terapêutico comprovado…”

E continua: ” Já se acumularam estudos suficientes para sugerir que a inclusão de procedimentos hipnóticos pode ser benéfica na abordagem e  tratamento de uma ampla gama de condições e problemas encontrados na prática da medicina, psiquiatria e  psicoterapia.”

 – Associação Médica Americana (AMA – American Medical Association)

Em 1958 a AMA respondeu a pergunta: ” A hipnoterapia funciona?”. Em uma curta publicação (“Clinical Applications of Hypnotherapy In A Medical Setting”), a Associação reconheceu que a Hipnose tem um lugar legítimo no arsenal de tratamentos médicos, além de ser uma técnica muito útil em algumas doenças quando aplicada por profissionais de qualidade.

Além desse reconhecimento, a publicação fala sobre diversas indicações de tratamento com Hipnose para transtornos/doenças como fobias, dor, cessar tabagismo, hiperêmese gravídica, náuseas associadas à quimioterapia, perda de peso, etc.

 – Associação de Psicologia Americana (APA – American Psychological Association)

Segundo a APA: ” Embora a hipnose seja controversa, a maioria dos médicos agora concorda que ela pode ser uma técnica terapêutica poderosa e eficaz para uma ampla gama de condições, incluindo dor, ansiedade, transtornos do humor. A hipnose também pode ajudar as pessoas a mudarem seus hábitos, como parar de fumar.”

No próprio site da APA você pode encontrar a validação da Hipnose como ferramenta terapêutica segura e eficaz.

E aí, ainda não se convenceu?

Se você ainda não está totalmente convencido, o que acha de um parecer de uma das melhores Universidades do mundo? Estou falando da Faculdade de Medicina de Harvard (Harvard Medical School). No próprio site da instituição você encontra explicações sobre a prática da Hipnose bem como o incentivo ao uso dessa ferramenta. Vagando pelas matérias do site você vai encontrar a Hipnose como sugestão de diversos tratamentos.

Todos esses reconhecimentos e validações de instituições internacionais tem um motivo. Depois de anos e muito estudo, ficou impossível negar a hipnose como prática terapêutica, associada a diversos tratamentos. A ciência vem atestando isso através de muitos artigos.

Você já ouviu falar do PubMed?

O PubMed é uma plataforma de artigos científicos que é fornecida, online, pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (U. S. National Library of Medicine). Inclui cerca de 21 milhões de citações de artigos de periódicos. O PubMed é mais utilizado por acadêmicos, cientistas e profissionais da área da saúde por ser uma excelente forma de buscar e ter acesso aos melhores artigos produzidos pela ciência passada e dos nossos tempos.

Quando você digita digita o termo “hypnosis” (hipnose em inglês) na plataforma o resultado é surpreendente para a maioria. Aparecem mais de 15.000 resultados de artigos sobre o tema ou correlacionados à ele. (clique aqui e veja)

Bem, fico por aqui. Existem inúmeras formas de atestar a Hipnose como prática eficaz, válida e segura e essa foi minha intenção aqui. Você conseguiu entender e confiar em mim?

Em caso de dúvidas, estou à sua disposição nas minhas redes sociais para tratar do assunto.

Compartilhe:

Inscreva-se

Preencha os dados e receba conteúdos exclusivos por e-mail.

Copyright © 2022 Danilo Santana