Hipnose clínica e Hipnoterapia significam a mesma coisa. Ambos os termos podem ser traduzidos como o uso da hipnose para tratamento de transtornos e distúrbios clínicos (transtorno de ansiedade, fobia, mudanças comportamentais, depressão, etc), ou seja, o uso da Hipnose para fins Terapêuticos.
Para que ela funcione, usamos três características comuns da mente: a capacidade de entrar em um estado de alta concentração ou atenção focada – conhecido como transe -, além da imaginação e a sugestão.
A partir desses pontos é possível gerar ativações e alterações nas conexões neurais, bem como desativação de áreas específicas no córtex. Então, podemos dizer que a Hipnose é uma prática que permite-nos realizar reprogramações mentais a partir de informações que já estão armazenadas lá.
Acredite! Existem artigos de renomadas instituições que validam como o funcionamento mental se altera a partir de sugestões e da imaginação. E é por isso que a Hipnose funciona.
Leia tudo a seguir, depois feche seus olhos e tente executar as instruções. Será que você é capaz?
Concentre-se e imagine que está comendo o chocolate que mais gosta (ou uma outra comida que você goste muito). Pegue ele, abra-o, coloque-o na boca…
Imagine o chocolate ou a comida dissolvendo pela língua e aquela textura agradável e sabor gostoso que te deixa ao ponto de suspirar. Siga imaginando que você comeu tudo e está sentindo aquela satisfação de barriga cheia e o prazer daquele gostinho na boca. Imagine-se sorrindo por isso.
(Feche os olhos e tente fazer, mentalmente, o que foi dito)
Ao fazer isso, você ativa no seu cérebro a mesma área que é ativada quando você come de verdade o chocolate. Para o cérebro, é como se não importasse se você realmente comeu ou só imaginou.
Esse é o ponto chave da questão. Na Hipnose, você é sugestionado durante o transe a imaginar diferentes tipos de situações, e quando isso é feito de forma repetida e detalhada, ativam-se áreas do cérebro correspondentes à vivência real daquilo que é imaginado.
Não acredita? Confira os artigos.
Hipnoterapia pode ser o centro do tratamento ou ainda ser adjuvante. Sendo assim, algumas pessoas podem tratar a gagueira ou a insônia só com a Hipnoterapia, por exemplo.
Em outros casos, também trabalho junto com a Psiquiatria em quadros como depressão ou transtorno obsessivo compulsivo. Ou ainda em parceria com a Nutrição na resolução de problemas de obesidade e transtornos de alimentação. Não há limites para te ajudar e, por vezes, eu solicito conduta e participação de profissionais de outras áreas com objetivo da sua melhora.
Clique no botão abaixo e escolha o melhor dia e horário conosco no WhatsApp.
Copyright © 2022 Danilo Santana