QUEM SOU

Danilo Santana

IMG_6315_Facetune_30-05-2022-23-57-30

Da Medicina à Psicoterapia

Formei-me como Médico no ano de 2015, pela Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), e desde então venho acumulando experiência em diferentes áreas.

Atuei como Médico Clínico e Tenente pela Força Aérea Brasileira de 2016 a 2022. Também me especializei em Medicina do Trabalho e atuei por anos com diferentes transtornos de saúde em indústrias e empresas do Rio de Janeiro. Atuei ainda em atendimentos emergenciais com crianças e adolescentes pelo SUS e rede privada do Rio de Janeiro durante 7 anos.

Vi de perto como alguns problemas de saúde vão além de disfunções em determinados órgãos do corpo e como possuem íntima relação com nosso estado mental e, nesses casos, notei que medicina tradicional que conhecemos apresenta limitações em relação ao tratamento.

Em meados de 2017 para 2018 eu conheci a Hipnose. Encantei-me com a prática e as diversas possibilidades de tratamento. Foi assim que entrei no universo da Psicoterapia. Realizei uma pós graduação em Hipnose Clínica e Hospitalar pelo IBH (Instituto Brasileiro de Hipnose) e iniciei minha carreira com atendimentos centrados no espectro mental através do olhar e das abordagens da Hipnoterapia.

Com os anos e durante os atendimentos, naturalmente os conhecimentos médicos se somavam à neurociência e à prática de Hipnose, o que tornou meu olhar mais amplo e minha abordagem terapêutica mais completa e dinâmica do que um terapeuta convencional.

Isso porque, durante a terapia que desenvolvo, eu enxergo com maior clareza o impacto de questões como alimentação e vitaminas, sono, hábitos, e algumas doenças prévias no estado mental do ser humano diante de mim. Como a base teórica do meu curso de hipnose é a Terapia Cognitivo-Comportamental, segui então, naturalmente, para uma nova pós-graduação, agora em TCC.

Atualmente a TCC é abordagem em terapia com maior número de evidências científicas atestando sua eficácia. Como prezo pela ciência dentro de todos os meus tratamentos, bem como a ética e bons resultados na minha atuação, esse foi um caminho natural na minha jornada. 

Hoje, o centro dos meus atendimentos é a terapia através da TCC e Hipnose clínica, baseada em evidências atuais da neurociência, bem como meus pilares e conhecimentos médicos na minha forma de te olhar como um ser humano único.

Esse é um breve resumo da minha história. Foi assim que eu comecei na Medicina e acabei chegando aqui, na Terapia.

Escolher a mim como seu Terapeuta e Médico é escolher um tratamento com clareza de funcionamento, com objetivos claros definidos, com segurança profissional, um olhar amplificado sobre você e, acima de tudo, um tratamento que visa o equilíbrio.

Se você acha que terapia tem que ser algo chato, onde somente você fala e a relação com o profissional é distante e fria, pode esquecer. É possível praticar algo sério, embasado, seguro com leveza e proximidade. Portanto, comigo, você sentirá que essa ideia de que “terapia é chato demais” é coisa do passado.

Essa é minha essência e, entrando nessa jornada comigo, você sentirá isso, naturalmente, desde a primeira consulta. Até porque, carinho, afeto e conexão, ao meu ver, são chaves preciosas e fundamentais para o desenvolvimento e equilíbrio do ser humano.

Meu diferencial

Trabalho com a ciência e com a verdade. Não vendo falsas promessas, e vou te explicar como e porquê. Existem alguns pontos que são cruciais no meu diferencial como profissional. São eles:

Visão integrada

Além de hipnoterapeura sou médico, e por isso consigo exergar os transtornos e doenças com um olhar integrado. Essa visão macro me possibilita investigar a fundo cada transtorno, com exames específicos quando necessário.

Ética e Conselho

Como você deve saber, todos os médicos são obrigatoriamente regidos por um conselho. Isso significa que você tem assegurado um tratamento sigiloso, seguro e com muito respeito.

Limites terapêuticos

Não negligencio o o auxílio de uma equipe multidisciplinar, quando necessário. Para isso, conto com uma rede de psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outros profissionais capacitados.

Neurociência

Não tem nada de mágico, místico ou abstrato. Baseio meu trabalho na neurociência e na comprovação científica, para que o tratamento siga um caminho correto, seguro e palpável pelo paciente.